Irã diz que considera negociação com os EUA sobre militarização de programa nuclear 5d1y6o

6m1fx

Segundo declaração da missão do Irã nas Nações Unidas no X, as conversas poderiam ser viáveis se o foco for a militarização, mas não se a intenção for desmantelar o programa nuclear do Irã

  • Por da Redação
  • 10/03/2025 17h02 - Atualizado em 10/03/2025 17h04
  • BlueSky
EFE/EPA/GABINETE DO LÍDER SUPREMO IRANIANO aiatolá Ali Khamenei falando durante a cerimônia de oração de sexta-feira em Teerã, Irã, 04 de outubro de 2024. Declaração surge após a negativa do líder supremo iraniano, Ali Khamenei, que se opõe a negociações com os EUA

O Irã manifestou sua disposição para dialogar com os Estados Unidos a respeito de preocupações relacionadas à militarização de seu programa nuclear, conforme divulgado pela missão do país na ONU. Segundo a declaração, as conversas poderiam ser viáveis se o foco for a militarização, mas não se a intenção for desmantelar o programa nuclear do Irã.

“Se o objetivo das negociações é abordar preocupações em relação a qualquer potencial militarização do programa nuclear do Irã, tais discussões podem estar sujeitas a consideração”, diz postagem da missão do Irã nas Nações Unidas no X, deste domingo (9). “No entanto, se o objetivo for o desmantelamento do programa nuclear pacífico do Irã para alegar que o que Obama falhou em alcançar já foi alcançado, tais negociações nunca ocorrerão”, acrescenta.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A publicação se referia ao acordo nuclear formalmente conhecido como Plano de Ação Global Conjunto (JOA), firmado entre Teerã e as principais potências em 2015, sob os auspícios do então presidente dos EUA, Barack Obama (2009-2021). O acordo ofereceu alívio de sanções contra o Irã em troca de limites em suas atividades nucleares. Em 2018, Trump abandonou a medida durante seu primeiro mandato (2017-2021) e restabeleceu as sanções radicais contra o Irã.

A declaração surge após a negativa do líder supremo iraniano, Ali Khamenei, que se opõe a negociações com os EUA. Khamenei acredita que tais diálogos têm como objetivo impor limitações ao programa de mísseis do Irã, o que ele considera inaceitável. A questão da militarização do programa nuclear iraniano tem sido um ponto de tensão nas relações entre o Irã e os Estados Unidos.

O governo iraniano busca garantir que seu programa nuclear permaneça dentro de um escopo pacífico, enquanto os EUA expressam preocupações sobre possíveis desdobramentos militares. Recentemente, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, havia enviado uma carta a Khamenei, propondo um novo acordo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carol Santos

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para s. Assine JP .