Câmara aprova ampliação de 513 para 531 vagas de deputados federais 3e4p2m
6m1fx
Distribuição das vagas terá como base os dados oficiais do censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (6) um projeto que aumenta de 513 para 531 o número de cadeiras na Casa. O texto, contudo, ainda vai ar pelo Senado. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que fosse feita a atualização, e o prazo acaba com 30 de junho, por isso o Congresso corre para definir a questão. A distribuição das vagas terá como base os dados oficiais do censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com submissão dos dados ao Tribunal de Contas da União (TCU). O projeto prevê acréscimos para os seguintes Estados:
- – Santa Catarina – Mais quatro cadeiras;
- – Pará – Mais quatro cadeiras;
- – Amazonas – Mais duas cadeiras;
- – Rio Grande do Norte – Mais duas cadeiras;
- – Mato Grosso – Mais duas cadeiras;
- – Goiás – Mais uma cadeira;
- – Ceará – Mais uma cadeira;
- – Minas Gerais – Mais uma cadeira;
- – Paraná – Mais uma cadeira;
No documento, o relator sustenta que, segundo informações da Direção-Geral da Câmara, a criação das 18 vagas geraria um impacto anual de aproximadamente R$ 64,6 milhões. No parecer, Damião Feliciano (União-PB) não detalha quais aspectos foram levados em consideração para o cálculo de que cada novo deputado geraria um custo anual de aproximadamente R$ 3,6 milhões.
Comentários
Conteúdo para s. Assine JP .