Lula confunde Pará com Amapá ao citar cidade que será sede da COP30 2r652y
6m1fx
Presidente também abordou a necessidade de financiamento internacional para a proteção da Amazônia, sublinhando que as comunidades locais carecem de e financeiro

Durante uma entrevista à Rádio Diário FM nesta quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu um equívoco ao confundir o estado do Pará com o Amapá, ao discutir a sede da COP30, que está programada para acontecer em Belém no próximo mês de novembro. “Vamos fazer a COP30 na qual o Amapá vai se colocar como um estado exemplo de preservação ambiental. O Macapá possivelmente sendo o estado brasileiro com menos desmatamento nesse instante”, disse. “Quando nós decidimos fazer a COP no Amapá, era porque gente queria: parem de falar da Amazônia e venham conhecer”.
Lula também abordou a necessidade de financiamento internacional para a proteção da Amazônia, sublinhando que as comunidades locais carecem de e financeiro. “Não achem que lá só tem mato, não. Embaixo de cada copa de árvore tem um trabalhador, um seringueiro, um pescador, um pequeno proprietário. E essa gente precisa ser respeitada e precisa de dinheiro. E é por isso que estamos cobrando do ‘mundo desenvolvido’ que já desmatou toda a sua terra que a gente que financiar para que os países que ainda têm floresta mantenham elas em pé”.
Ele criticou a burocracia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em relação à exploração de petróleo na Bacia Foz do Amazonas. O presidente expressou a expectativa de que a licença ambiental para a exploração na bacia seja aprovada ainda no primeiro semestre deste ano. Essa defesa pela exploração de petróleo conta com o respaldo de outros integrantes do governo, que veem a atividade como uma oportunidade de desenvolvimento.
Por outro lado, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a importância da análise técnica realizada pelo Ibama, que é fundamental para avaliar a viabilidade do projeto.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
Comentários
Conteúdo para s. Assine JP .