Marina Silva abandona Comissão do Senado após bater boca com parlamentar 1086c

6m1fx

Chefe da pasta do Meio Ambiente foi ao Congresso para falar sobre exploração de petróleo na Margem Equatorial; durante a sessão, Plínio Valério diz que respeita a mulher, mas não a ministra

  • Por da Redação
  • 27/05/2025 16h00
  • BlueSky
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO Marina Silva Sessão em questão também contou com um debate acalorado entre Marina e o senador Omar Aziz

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, decidiu deixar a Comissão de Infraestrutura do Senado após um desentendimento com alguns senadores, especialmente com o líder do PSDB, Plínio Valério. Durante a discussão sobre a pavimentação da BR-319, Valério fez comentários considerados ofensivos pela ministra, levando Marina a afirmar que só permaneceria na comissão se recebesse um pedido de desculpas, o que o senador se negou a fazer. A sessão em questão também contou com um debate acalorado entre Marina e o senador Omar Aziz, que abordou as dificuldades enfrentadas no licenciamento ambiental da BR-319.

“Ministra Marina, que bom reencontrá-la. E, ao olhar para a senhora, eu estou vendo uma ministra, eu não estou falando com uma mulher. Eu estou falando com a ministra. Porque a mulher merece respeito, a ministra não. Por isso que eu quero separar”, falou Plínio ao cumprimentar Marina. A ministra foi convocada para discutir a criação de uma unidade de conservação marinha no litoral norte, onde a Petrobras planeja realizar atividades de exploração de petróleo. Ela enfatizou que a proposta de conservação não tem como objetivo inviabilizar a exploração na área.

 
Ver essa foto no Instagram
  Uma publicação compartilhada por Jovem Pan NEWS (@jovempannews)

Marina Silva também trouxe à tona os desafios que o Ibama enfrenta em relação à prospecção de petróleo na Foz do Amazonas, destacando a complexidade do processo de licenciamento. A autorização para a exploração na região é um assunto polêmico dentro do governo de Lula, gerando pressão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sobre as decisões a serem tomadas. Em um desenvolvimento recente, o Ibama aprovou uma estrutura de resgate à fauna em Oiapoque, o que possibilita a realização de um teste de perfuração. Essa etapa é crucial, pois representa o último o antes da análise final para a concessão da licença para o poço exploratório. Desde o início do governo, Marina tem enfrentado críticas de senadores, que frequentemente direcionam suas cobranças ao presidente Lula.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em nota, a ministra Gleisi Hoffmann, prestou solidariedade a Marina Silva. Segundo a ministra da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, foi “inissível o comportamento do presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marcos Rogério, e do senador Plínio Valério” e que eles foram “totalmente ofensivos e desrespeitosos com a ministra, a mulher e a cidadã”

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para s. Assine JP .