Governo federal desembarca em SP para discutir favela do Moinho 5q5u4r

6m1fx

Estado de São Paulo quer transformar o local em parque, no processo de revitalização do centro; no entanto, o território é da União, que cancelou a cessão diante das denúncias de violência

  • Por Beatriz Manfredini e Amanda Nascimento
  • 15/05/2025 08h47 - Atualizado em 15/05/2025 08h47
  • BlueSky
RAUL LUCIANO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Favela do Moinho Moradores da Favela do Moinho realizam protesto contra a desapropriação de suas casas

O ministro das Cidades, Jader Filho, e a ministra substituta da Gestão e Inovação, Cristina Mori, participam de reunião nesta quinta-feira (15) com o governo de São Paulo sobre a situação da Favela do Moinho. Em Brasília, os representantes do governo federal desembarcarão em São Paulo por volta das 9h30. A reunião está prevista para as 10h30, na Secretaria de Habitação do Estado, com o secretário Marcelo Branco.

A Favela do Moinho é a última localizada na região central da capital paulista. Recentemente, tem ado por dia de protestos e manifestações de moradores contra as demolições de casas. O governo do Estado de São Paulo quer transformar o local em parque, no processo de revitalização do centro – mas o terreno é do governo federal, que suspendeu a cessão do território após denúncias de violência.

A ideia do encontro é que governo federal e estadual alinhem o discurso e o futuro das ações no local. O ministro Jader Filho, do MDB, costuma ter boa interlocução com a gestão estadual e municipal de São Paulo.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A reunião não contra com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que está fora do país cumprindo agenda. O governador em exercício, Felício Ramuth, que tem acompanhado o tema, pode comparecer.

 

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para s. Assine JP .