Expodireto Cotrijal: estiagem afeta ânimo do agricultor 1z6vs

6m1fx

Safra de soja deverá ter quebra de 17%, revelou Emater

  • Por Kellen Severo
  • 12/03/2025 06h06 - Atualizado em 12/03/2025 09h47
  • BlueSky
Reprodução/Jovem Pan News Kellen Severo A comentarista de agro, Kellen Severo, traz informações direto de uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. am por aqui mais de 250 mil pessoas a cada edição do evento. Há mais 500 expositores do agro, desde insumos para lavouras, pecuária até novas tecnologias. Um dos principais temas aqui em Não-Me-Toque é o efeito que a estiagem está causando no Rio Grande do Sul. Neste ano, a quebra de safra no estado está afetando o ânimo de produtores, que estão preocupados. A Emater do Rio Grande do Sul apontou quebra de 6% na produção de grãos do estado, com safra estimada em 28 milhões de toneladas.

O destaque negativo é a soja, com redução de 17% em relação à safra ada, e uma produção de 15 milhões de toneladas. Há áreas que colheram menos de 10 sacas por hectare, volume bem abaixo da média de 50 sacas. A seca comprometeu a produção. Neste ano, pela primeira vez na história, a direção da Expodireto Cotrijal decidiu não divulgar o volume de negócios.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Na sexta-feira, uma audiência pública será realizada aqui no evento para tratar de securitização das dívidas de agricultores que aram por estiagem e enchentes nos últimos anos. Nenhum membro do governo federal confirmou presença. A ausência do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na segunda grande feira agrícola deste começo de ano, também foi sentida. A Expodireto Cotrijal vai até sexta aqui em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O setor agro mais uma vez busca superação.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para s. Assine JP .